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Sistema de Semáforo com Unity

Aprenda a criar um sistema de fluxo de transito com a Unity 3D


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 26/02/2018
Ícone quantidade de visualização 2,835
Ícone bandeira do Brasil Português

Está série de aulas, traz alguns conteúdos inéditos ao nosso portal, na qual recriamos um sistema para controle de fluxo de transito, com direito a dois sinais de pedestres para cada semáforo de carro. Antes de prosseguirmos, precisamos entender o que é um semáforo e como ele funciona.

 

Cruzamento com semáforos na Unity 3D

Figura 1: Cruzamento com semáforos na Unity 3D.

 

Semáforo, sinalsinaleira ou farol, é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres nas grandes cidades em quase todo o mundo. Utiliza-se uma linguagem simples, e por isso de fácil assimilação. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas. O controle semafórico permite alternar o direito de passagem na zona de conflito de uma interseção.

Atualmente encontramos os sinais em três cores, o que não tem muita utilidade para pessoas com daltonismo, por exemplo. Existem sinais equipados para daltônicos, na qual utilizam algumas formas geométricas para representar o estado do sinal. Cada cor tem uma determinada funcionalidade, que são elas:

Verde – Indica que o cruzamento está livre para passagem;

Amarelo – Indica que a passagem está prestes a ser fechada;

Vermelho - Indica que a passagem pelo cruzamento está, momentaneamente, impedida.

O cálculo dos tempos no controle é gerado a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Tempos perdidos no controle são aqueles que efetivamente não são utilizados pelos veículos ou pedestres para cruzar a interseção, tal como os tempos de amarelo ou de vermelho de segurança.

Adaptação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%A1foro

 

Para entendermos melhor o que será desenvolvido, confira a lista de recursos:

- Sinal de pedestres;
- Sinal de carros;
- Sinal de carro abre e os de pedestres associados fecha;
- Sinal de carro fecha e os de pedestres associados abre;
- Um script controlador, define quais sinais fecham, quais abrem e quem será o próximo;
- O Controlador  define o tempo de abertura e o tempo de alerta.

Apresentação sinais de pedestres dentro da Unity 3D

Figura 2: Apresentação sinais de pedestres dentro da Unity 3D.

 

Confira as videoaulas abaixo.

 

Sistema de Semáforo com Unity - Apresentação do projeto

 

Sistema de Semáforo com Unity - Script para controlar o sinal do pedestre

 

Sistema de Semáforo com Unity - Criando o script para o controle do semáforo

 

Sistema de Semáforo com Unity - Ajustando o script nos demais objetos

 

Sistema de Semáforo com Unity - Programando o controlador e considerações finais

 

Sistema de Semáforo com Unity - Explicações adicionais

 


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Arquivo Semáforo


Arquivo Semáforo
Neste projeto contém todos arquivos criados na série de semáforos, incluindo: Scripts, Modelos 3D, e entre outros.

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Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


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