Logo SatellaSoft



Entrevista com produtores de Patuanu

Trazemos uma entrevista completa com os produtores do jogo Patuanu.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 30/10/2017
Ícone quantidade de visualização 1,360
Ícone bandeira do Brasil Português

O Brasil é o 4º no rank de maiores consumidores de jogos no mundo, ficando atrás dos EUA, China e Japão. Por aqui a economia gira em torno de 1.5 Bilhões de Dólares por ano. Temos jogadores de todas as idades, desde crianças com seus Smartfones até pessoas com mais de 60 anos consumindo este conteúdo.

Com um mercado bastante crescente, não é novidade nenhuma existir vários estúdios e desenvolvedores, que dedicam suas vidas a grandes projetos de games. Muitos dos estúdios aqui no Brasil são de desenvolvedores independentes, ou seja, uma equipe que trabalha com baixo orçamento, mas mesmo assim entrega um jogo com alta qualidade.

Para está entrevista, procuramos a Andura Estúdios, que está desenvolvendo o game Patuanu, que prontamente decidiram colaborar com o portal e também com a comunidade de desenvolvedores. Então sente-se, acomode-se e confira a entrevista completa. Desde já agradecemos o estúdio pela sua colaboração.

Nome do jogo: Patuanu

Integrantes: Luigi Fanaro, Renan Sprovieri, Álvaro Merici, Guilherme Motta, Luan Hoshina, Felipe Pinzan e Lucas Neves

Facebook page: www.facebook.com/anduraestudios

 

Patuanu Game

 

SatellaSoft: Fale um pouco sobre o tema do jogo e sua ambientação?

Andura Estúdios: Patuanu é um jogo no estilo Hack’n’Slash 3D. Sua história é voltada totalmente para a cultura das tribos Marajoara e Tupi. O jogo acontece no Brasil e o mundo está no ápice de uma guerra entre dois poderosos Deuses: Girador e Anhangá, sendo o primeiro, o criador dos homens e seres vivos, e o segundo um ser maligno que busca poder, corrompendo as criações do Girador. Patuanu (a personagem principal e avatar do jogador) se encontra ao meio desta guerra, pois é a arma principal do Girador, que para forçá-la a lutar, joga uma maldição em sua máscara, a qual não lhe permite morrer. Então para se libertar dessa maldição e vingar a destruição de sua tribo, ela deve reunir forças dos quatro reinos da criação (animal, vegetal, mineral e espiritual), para ter forças suficientes para enfrentar seu maior inimigo, o Deus Anhangá.

SatellaSoft: Como surgiu a ideia de desenvolver o game?

Andura Estúdios: O game acabou surgindo a partir do tema de TCC de nossa faculdade. Durante algumas pesquisas sobre os possíveis temas, nós identificamos que poucos jogos exploram a cultura brasileira, vemos pessoas admirando a cultura de diversos outros países (nórdica, japonesa, egípcia, grega…) por não termos quem conte a nossa história de uma forma atraente. Disto veio a ideia, junto com as pesquisas sobre o tema e então a proposta.

 

SatellaSoft: Há quanto tempo vocês atuam no desenvolvimento de games?

Andura Estúdios: Durante 4 anos produzimos alguns projetos acadêmicos, porém Patuanu é nosso primeiro jogo a ser lançado.

 

SatellaSoft: Com sua experiência em Sound Designer, como é o processo de criação de uma trilha sonora e também de efeitos especiais?

Andura Estúdios: A criação da uma trilha sonora, começa pelo estudo da situação em que a música será utilizada durante o jogo, devendo ser levado em consideração o tipo de emoção que ela pretende passar ao jogador.

Após está análise, é feito um estudo de quais os instrumentos serão utilizados para poder captar aquela emoção exigida e qual velocidade em BPMs que ela precisará utilizar. Por fim, inicia-se toda a criação da melodia a partir do piano.

Para os efeitos especiais, o processo é semelhante, porém, deve se analisar a necessidade de gravação de instrumentos/voz, ou utilizar sintetizadores. Como última etapa em ambos os processos, é necessário fazer a sincronização com as animações de personagens e/ou ambiente.

 

SatellaSoft: Como está sendo feita a sonorização do game?

Andura Estúdios: No Patuanu, além do processo básico de criação, também foi necessário realizar uma intensa pesquisa de referência de como eram as músicas das tribos nativo brasileiras, analisando seu ritmo, e principalmente os instrumentos mais utilizados. Os softwares para a produção são o Logic Pro X, Cubase e com o uso de bibliotecas do Kontakt, porém muitas vezes acabo tendo de gravar e mixar efeitos por conta própria. 

  

SatellaSoft:  Qual Engine está sendo utilizada para o desenvolvimento do game e porque optou em usá-la?

Andura Estúdios: Estamos utilizando a Unity 3D, e optamos utilizá-la por dois motivos: ela atende totalmente nossas necessidades para produção do jogo, e nossa equipe já está acostumada a trabalhar com ela.

 

SatellaSoft: Quais foram ou são as grandes dificuldades?

Andura Estúdios: O maior desafio de nossa produção foi estabelecer e manter a qualidade no desenvolvimento do jogo, mantendo a nossa expectativa e de nosso público.


SatellaSoft: Para qual plataforma deseja distribuir o game?

Andura Estúdios: Até o momento, a única plataforma que estamos desenvolvendo é PC, porém estamos analisando outras plataformas.

 

SatellaSoft: Fale sobre sua formação do ramo de games e de seus integrantes.

Andura Estúdios: Todos da equipe do Andurá Estúdios são formados como Game Designers, porém cada integrante da equipe é especializado em uma determinada área de produção:

Álvaro Merici - Modelador 3D, Rigger, Animador 3D

Renan Sprovieri - Concept Artist, Texturização

Luigi Fanaro - Compositor, Sound Designer

Felipe Pinzan - Modelagem 3D

Guilherme Motta - Ilustrador, Concept Artist

Luan Hoshina - Programador, Level Designer

Lucas Neves - Programador

 

SatellaSoft: Qual conselho você gostaria de dar aos iniciantes em desenvolvimento?

Andura Estúdios: Trabalhar com a produção de jogos tem seus desafios e recompensas. É uma área que exige habilidade, constante aprimoramento e essencialmente, trabalho em equipe.

 

SatellaSoft: Você acredita que é possível desenvolver um bom jogo com um orçamento muito baixo?

Andura Estúdios: Sim! Hoje existem muitas ferramentas gratuitas para todas as áreas de produção de um jogo, e com uma boa proposta, é possível criar algo de qualidade.

 

SatellaSoft: Sinta-se à vontade para fazer qualquer comentário.

Andura Estúdios: Temos a previsão de lançar Patuanu no final de 2018, caso o leitor tenha maior interesse, nos siga no Facebook para ficar a par das surpresas e novidades de nossas produções: facebook.com/anduraestudios.

 

A Andura Estúdios cedeu algumas imagens exclusivas para complementar ainda mais está entrevista, e com certeza vai te deixa de queixo caído com a qualidade do game, confere ai.

 

Personagem Patuanu.

Figura 1: Personagem Patuanu. (fonte: cedida pela Andura Estúdios)

Personagem Patuanu em outro nível.

Figura 2: Personagem Patuanu em outro nível. (fonte: cedida pela Andura Estúdios)

Gameplay em lobby.

Figura 3: Gameplay em lobby. (fonte: cedida pela Andura Estúdios)

Personagem e boss na fase da Mata Atlantica.

Figura 4: Personagem e boss na fase da Mata Atlantica. (fonte: cedida pela Andura Estúdios)

Personagem e Inimigo

Figura 5: Personagem e inimigo. (fonte: cedida pela Andura Estúdios)

Personagem na fase do cerrado

Figura 6: Personagem na fase do cerrado. (fonte: cedida pela Andura Estúdios)

Personagem lutando contra inimigos na fase de Igapó.

Figura 7: Personagem lutando contra inimigos na fase de Igapó. (fonte: cedida pela Andura Estúdios)

Personagem lutando contra inimigos na fase do cerrado.

Figura 8: Personagem lutando contra inimigos na fase do cerrado. (fonte: cedida pela Andura Estúdios)

Para fecharmos com chave de ouro está entrevista, confira o Teaser do game.

Então vamos ficando por aqui, qualquer novidade ou atualização você confere na página do oficial da Andura Estúdios no Facebook. Mais uma vez agradecemos a Andura Estúdios, foi um prazer trazer informações do game aqui no portal.

Até a próxima.





Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!