Logo SatellaSoft



Entrevista com os produtores de Dongo Adventure

Confira nossa entrevista completa com os desenvolvedores Indie e conheça os seus desafios.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 26/10/2018
Ícone quantidade de visualização 251
Ícone bandeira do Brasil Português

Já trouxemos aqui diversas entrevistas com desenvolvedores independentes, e cada uma delas, nos acrescentam muitas coisas. É muito interessante e gratificante poder conhecer a história por trás do desenvolvimento de diversos games indies.

Nesse artigo, você confere uma entrevista com os produtores de Dongo, mais precisamente com dois irmãos que estão desenvolvendo o game em suas horas vagas, e usando apenas softwares open source.

Dongo é um jogo de aventura e plataforma, o que lembra muitos os clássicos Donkey Kong, Super Mario, entre muitos outros jogos do gênero.  A seguir, confira a entrevista completa.

 

Dongo Adventure capa

 

SatellaSoft: Fale um pouco sobre o tema do jogo e sua ambientação?

Paulo Ricardo: O tema do Jogo é sobre um ratinho/camundongo chamado 'Dongo', que se aventura por vários ambientes (esgoto, lago, casa, fábrica, etc) e nessa aventura ele se depara com diversos inimigos (mosquitos, baratas, sapos, aranhas, gatos, etc). Nas ambientações há também diversas armadilhas e quebra-cabeças.

 

SatellaSoft: Como surgiu a ideia de desenvolver o game?

Paulo Ricardo: A ideia surgiu por sermos fãs de games de plataformas clássicos, principalmente 'Donkey Kong Country 2', nossa maior inspiração. Com isso tivemos a ideia de tentar fazer um game que segue o mesmo estilo, mas com nossa identidade e muito menos ambiciosos, rsrs.

 

SatellaSoft: Há quanto tempo você atua no desenvolvimento?

Paulo Ricardo: Eu estudo 3D a uns 10 anos e trabalho profissionalmente a uns 5 anos, mas não focado em gamedev, mais Generalista mesmo. Meu interesse maior em desenvolvimento veio a pouco mais de 1 ano, e junto com ele veio a ideia desse projeto. Em relação ao tempo do projeto, estamos desenvolvendo a uns 11 meses (trabalhando no nosso tempo livre).

 

SatellaSoft: Quais foram as maiores dificuldades durante o desenvolvimento?

Paulo Ricardo: Uma das nossas maiores dificuldades foi desenvolver os cenários fazendo com que tudo se encaixasse como uma game de plataforma clássico, com todos aqueles desafios e surpresas a todo momento. Fizemos bastante testes até tudo ficar funcional e fluído. Nossa maior preocupação também foi fazer com que tudo parecesse fazer parte do ambiente e não algo aleatório e sem sentido.

 

SatellaSoft: Como foi feito a sonorização?

Paulo Ricardo: Para os efeitos sonoros usamos alguns sons gratuitos, obtidos através de sites que não cobram direitos e fizemos alterações em softwares de áudio para que ficassem do nosso gosto. Quanto a trilha sonora nós mesmos estamos produzindo. (No trailer ainda não tem os sons dos efeitos e trilhas. A música do trailer já existe e usamos somente para divulgação do trailer). Eu venho estudando música a algum tempo também, por isso resolvi me aventurar em produzir a trilha do game. (Tomara que dê tudo certo, rsrsr!)

 

SatellaSoft: Para qual plataforma está sendo distribuído?

Paulo Ricardo: O game será distribuído para PC na Steam e outros sites Nacionais e Internacionais também.

 

SatellaSoft: Pelo que conversamos anteriormente, você está usando apenas softwares gratuitos e Open Source, quais são esses softwares e por que optou em usa-los?

Paulo Ricardo: Sim, estamos usando somente softwares gratuitos e Open Source. Os programas que usamos são o Blender 3D e Gimp.

Eu já trabalho com esses softwares a quase 10 anos e sempre atenderam minhas necessidades. O Blender vem crescendo bastante nesses últimos anos, várias empresas já estão utilizando nas suas produções (games, publicidade, cinema, etc) e essa aprovação aumenta a cada ano. Também é um meio de incentivar outros desenvolvedores a utilizar softwares livres nas suas produções.

 

SatellaSoft: Fale sobre sua formação e de seus integrantes.

Paulo Ricardo: Eu cursei Edificações pelo IFBA , mas meu estudo na área de 3D/GameDev é totalmente autodidata. Meu irmão cursou Informática pelo IFBA e atualmente trabalha como Designer Gráfico.  Ele está me ajudando em toda parte de arte 2D do game.

 

SatellaSoft: Qual conselho você gostaria de dar aos iniciantes em desenvolvimento?

Paulo Ricardo: Bem, é sempre difícil dar conselhos, até por que ainda me considero iniciante na área de GameDev, mas uma das coisas mais importantes é fazer algo que você possa concluir, por isso comece fazendo algo SIMPLES! Vejo muito desenvolvedor que está iniciando desistindo dos projetos por dificuldades/frustações em querer criar algo muito complexo e fora do seu conhecimento e experiência atual. Todos que fizeram algo complexo um dia começou por algo simples, se inverter esse processo, fracassar é inevitável.

 

SatellaSoft: Sinta-se à vontade para deixar quaisquer observações e comentários extras.

Paulo Ricardo: Queria primeiramente agradecer a toda equipe do SatellaSoft pela oportunidade em divulgar nosso game, muito obrigado pela força! E queria também parabeniza-los pelo ótimo conteúdo do site sobre tecnologia e desenvolvimento.

Espero que essa entrevista ajude a outros desenvolvedores independentes de alguma forma e peço aos que estiverem vendo essa entrevista que acompanhem nosso projeto e deixem seu feedback (comentários, críticas construtivas, dicas, etc) para possamos estar sempre melhorando. ;)

Para finalizar, em ralação ao game ser nosso primeiro projeto, nossa intenção foi fazer algo simples tanto em questão de jogabilidde quanto artisticamente. Mas já adiantando, temos um novo projeto mais ambicioso no papel pro ano que vem e esperamos poder postar novidades em breve aqui novamente. Aguardem mais novidades! :D

Confiram o Trailer do jogo.

 

Algumas capturas de imagem durante a gameplay.

Dongo Adventure Esgoto

Dongo Adventure cozinha

Dongo Adventure Jardim

Dongo Adventure Sofá

 

 

A equipe do SatellaSoft agradece os desenvolvedores por compartilhar sua história e experiência com os demais membros de nossa comunidade.


Referências


Site: https://www.youtube.com/user/TheRicardo3Dhttps://pauloricardo3d.carbonmade.com

Integrantes: Paulo Ricardo S. Ribeiro e Paulo Henrique S. Ribeiro

Link aquisição do jogo: https://store.steampowered.com/app/811450/Dongo_Adventure




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!